Cirurgia Bariátrica: Mitos e Verdades sobre os Riscos

A cirurgia bariátrica é uma transformação que pode mudar a vida de muitas pessoas. Mas, como qualquer procedimento cirúrgico, ela envolve riscos. É natural que você tenha dúvidas e preocupações sobre as possíveis complicações.

Quais são os principais riscos da cirurgia bariátrica?

Os avanços da medicina têm tornado a cirurgia bariátrica cada vez mais segura. No entanto, alguns riscos ainda existem, como:

->Tromboembolismo Pulmonar (coágulo de sangue nos pulmões):

Acomete apenas 0,5% dos pacientes e fatores como uso de meia elástica durante e após a cirurgia, uso de bota pneumática durante o procedimento, deambulação precoce e tempo da cirurgia mais curto (em média 1,5 horas) contribuem para a queda desses índices.

-> Hemorragia Digestiva (sangramento no local do grampeamento do estômago):

Acontece em 4% dos pacientes. Com o avanço na técnica cirúrgica e melhora nas orientações antes das cirurgias, essa complicação vem preocupando cada vez menos. O tratamento é geralmente conservador (Não precisa operar novamente) e, em raros casos, a endoscopia digestiva pode ser necessária.

-> Fistulas Digestivas (o grampo do estômago abriu):

A grande preocupação dos pacientes e do cirurgião. Atualmente acontece em torno de 1% das bariátricas. Diversas técnicas são utilizadas para evitarmos essa complicação como “reforço na linha de grampo” (passamos um fio para reforçar o grampeador) e uso de drenos nos pacientes com maior risco. Aqui, agilidade no tratamento e paciência (Porque o tempo de internação se prolonga) são fundamentais.

É importante ressaltar que os riscos são baixos:

e as taxas de complicações da cirurgia bariátrica são cada vez menores. O tratamento é eficaz, em caso de alguma complicação, existem tratamentos eficazes disponíveis. Além disso, os benefícios superam os riscos: A melhora na qualidade de vida e a redução de doenças relacionadas à obesidade são os principais benefícios da cirurgia bariátrica.

Como minimizar os riscos?

  • Escolha uma equipe qualificado: Um cirurgião experiente com uma equipe cirúrgica preparada e especializada em cirurgia bariátrica é fundamental.
  • Siga as orientações médicas: seguir rigorosamente as orientações do seu médico antes, durante e após a cirurgia é imprescindível para o sucesso pós-operatório.
  • Comunique-se com seu médico: informar qualquer sintoma ou alteração que você perceber ao seu cirurgião. Evite ir ao pronto-socorre, procure a equipe que te operou, pois eles são especialistas e conhecem de perto o seu caso.

A cirurgia bariátrica é uma decisão importante e deve ser tomada em conjunto com seu médico.

Preparado para passar pelo seu processo de transformação de vida a partir da cirurgia bariátrica? Entre em contato, maque sua consulta e vamos conversar sobre o seu caso.

Dr. Eduardo Sfetano

Cirurgião do Aparelho Digestivo
Cirurgião Bariátrico
CRM 26566 | RQE 21796 | 29275

Conteúdo do Artigo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?