Reembolso Médico
A cirurgia bariátrica pode transformar sua vida, proporcionando saúde e bem-estar. Entenda como funciona o processo de reembolso médico para realizar sua cirurgia com tranquilidade, sem depender de cirurgiões vinculados ao seu plano de saúde. Descubra como garantir seu reembolso e dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável.
O que é Reembolso Médico?
Reembolso médico é o processo pelo qual a operadora de saúde devolve parte do valor pago pelo paciente, permitindo que você escolha o médico desejado para sua consulta ou cirurgia, mesmo que ele não seja filiado ao seu plano de saúde.
Nossa Assistência
Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar em cada etapa do processo de reembolso, garantindo que você possa realizar sua cirurgia com tranquilidade e segurança.
Pontos Importantes
- Verifique as regras do seu plano para saber o prazo máximo para solicitar o reembolso e o valor máximo que poderá ser devolvido.
- Alguns planos oferecem reembolso de até 80%.
- Para cirurgias, é necessário montar um processo
e encaminhá-lo ao hospital.
Como Funciona?
Cada convênio, plano ou seguro saúde terá um processo específico para seguir, porém, todos eles se iniciam da mesma forma e é muito simples:
- Realiza consulta ou cirurgia;
- Efetua o pagamento;
- Emite a nota fiscal;
- Envia a nota fiscal ao seu plano solicitando o reembolso.
Principais dúvidas sobre Reembolso Médico
É necessário apresentar qualquer documento hábil e adequado que comprove o efetivo pagamento do serviço realizado pelo beneficiário. É recomendada a apresentação da nota fiscal relativa aos procedimentos realizados nos prestadores de serviços. O recibo fornecido pelo prestador do serviço também é considerado um comprovante de pagamento, pois ele atesta que o pagamento foi realizado e recebido. Em seu contrato com o plano tem que estar previsto qual o documento exigido.
Nos contratos com as operadoras de saúde já estão descritos como é a previsão para a livre escolha do profissional. O reembolso ocorre até o limite previsto contratualmente. Porém há algumas situações em que o plano deve reembolsar integralmente e esses casos são:
- Quando não houver profissional ou estabelecimento de saúde credenciado e disponível para atendimento no seu município e;
- Quando o transporte até uma cidade que tenha prestador não seja possível;
- Em caso de urgência e emergência que não foi possível usar a rede de atendimento da operadora
A operadora do plano precisa dar todas as informações necessárias para que o paciente possa calcular o valor. Normalmente, cada operadora possui uma tabela para esse cálculo. Vale ressaltar que o valor reembolsado não pode ser inferior ao valor praticado na rede credenciada, ou seja, o mesmo valor que o plano pagaria a um prestador de saúde da rede.
Para esse ponto ficar mais claro ao paciente, no caso das cirurgias, o correto é solicitarmos uma prévia de reembolso.
Na prévia de reembolso, a operadora de saúde é obrigada a informar o valor e como chegou a esse valor, pois é direito do usuário saber. Esse direito é reforçado pelo Procon (Art.46 do Código de Defesa do Consumidor), o qual estabelece que o conhecimento prévio é direito do consumidor.
Caso o reembolso não seja total, a diferença que não foi reembolsada poderá ser deduzida/descontada na declaração do imposto de renda.
O paciente terá despesas inesperadas durante a internação? Desde que o paciente esteja internado em um hospital credenciado à rede de atendimento de seu plano, todos os custos, exceto os honorários da equipe cirúrgica, estarão cobertos pela operadora. Isso inclui a conta hospitalar, materiais de alto custo, UTI, honorários do médico intensivista e da equipe anestésica. Não deve haver cobranças extras.
Se o médico for credenciado ao hospital ele poderá sim. Independente de não ser conveniado a operadora de saúde. A internação e os procedimentos são solicitados na mesma guia utilizada por médicos credenciados. A operadora não pode dificultar ou negar a liberação, sob pena de multa e denúncia à ANS.
Isso não caracteriza dupla cobrança? Não, a operadora não paga honorários à equipe. Não há dupla cobrança. A única fonte de pagamento é o que o paciente paga de forma particular.
Vamos conversar sobre sua transformação?
Agende um horário e venha tirar as suas dúvidas. Será um prazer te auxiliar nesta jornada. Você não estará mais sozinho (a) no processo do emagrecimento e da qualidade de vida.